quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Grito by Edvard Munch


91 million going once...91 million going twice...sold to the man on the phone!

Eu sei que a inveja é feia, mas eu padeço desse grande pecado mortal neste momento...o que eu dava para estar aqui a dizer que o comprador anónimo tinha sido eu!

Não só adoro este quadro de um dos meus pintores de eleição, como tantas vezes sinto que ele traduz perfeitamente o meu estado de espírito.

Deixo aqui a noticia em copy paste, não vá o link desaparecer...

"Apenas 12 minutos foram suficientes para vender por cerca de 120 milhões de dólares (91 milhões de euros) a pintura O Grito.
A obra de Edvard Munch foi hoje vendida em leilão no Sotheby's em Nova Iorque. Um comprador anónimo avançou por telefone com uma proposta para a compra de uma das quatro versões da obra (por muitos considerada a melhor) pintada por Munch em 1895. A versão é a única cuja moldura foi pintada pelo artista para incluir um poema explicando a sua inspiração. Munch descreveu-se como "tremendo de ansiedade" e sentindo-se "como o grande grito da natureza".
"É uma oportunidade única para alguém comprar esta versão. É a jóia da coroa das quatro mas realmente é necessário ter um orçamento nacional para comprá-la. E não apenas o orçamento de um pequeno país", comentou Mark Winter, diretor da Munch Experts, empresa especializada na avaliação de obras do expressionista norueguês, citado pelo The Guardian.
As receitas da obra, colocada à venda pelo empresário norueguês Peter Olsen, cujo pai foi patrono do artista, irão financiar um novo museu, um centro de arte e um hotel em Hvitsten, Noruega, onde Munch e o pai de Olsen foram vizinhos.
O Grito junta-se a um conjunto restrito de obras vendidas por mais de 100 milhões de dólares, valor ainda assim baixo quando comparado com os 250 milhões de dólares (cerca de 190 milhões de euros) pagos pela obra de Paul Cezanne, Os Jogadores de Cartas. A obra foi comprada em 2011 por um magnata do Qatar para um novo museu de arte, mas detalhes do negócio só este ano começaram a ser conhecidos."

Sem comentários:

Enviar um comentário